Cartões de benefícios

Quem é empreendedor sabe da importância em lidar com os cartões de benefícios dos funcionários. Entre eles existem os benefícios de alimentação, refeição, transporte, auxílios e outras vantagens que algumas empresas podem oferecer.

O mais comum é o benefício de alimentação e/ou refeição, que é garantido pelo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) – criado em 1976. Desde então, o mercado foi dominado por algumas empresas, mais especificamente pela Alelo, Ticket, Sodexo e VR Benefícios.

Porém, ao passar do tempo, novas empresas começaram a surgir com o objetivo de competir com as maiores do mercado. Mesmo com a diferença de poder e popularidade no mercado, aos poucos elas vêm conquistando novos clientes.

Alguns conseguiram o sucesso pelas novas funções que oferecem, dando aos clientes acesso a uma plataforma mais tecnológica, facilitando a gestão dos cartões de benefícios pelo RH da empresa.

Se você ficou interessado em saber quais são as empresas que estão por trás dos cartões de benefício, quais suas funcionalidades e principalmente quais seus diferenciais, continue lendo!

Diferenças entre os cartões de benefícios de alimentação e refeição

Os valores entre os cartões de benefícios são definidos pela empresa, de acordo com cada negócio. Porém entre eles há algumas diferenças.

O cartão de refeição é dado ao colaborador para auxiliar em suas refeições durante o seu expediente, e normalmente sua bandeira é aceita na maioria de restaurantes e lanchonetes, e em poucos mercados.

Já o cartão de alimentação é dado com o objetivo de auxiliar nas compras para a alimentação do colaborador. Ao contrário do cartão de refeição, na maioria dos mercados e em poucos casos em restaurantes e lanchonetes.

Todas essas liberações variam de acordo com a bandeira dos cartões de benefícios e com o estabelecimento.

Empresas que trabalham com cartões de benefícios

Indiferente da escolha da empresa em oferecer cartões de benefícios para alimentação ou refeição, é preciso escolher uma operadora para disponibilizar os cartões.

Para ajudar você a escolher, vamos falar sobre as principais operadoras de cartões de benefícios do mercado. Olha só:

Alelo

Como falamos acima, a Alelo é uma das grandes players do mercado quando o assunto são cartões de benefícios. De acordo com uma reportagem feita pela Época, a empresa é líder no mercado desde 2013, reconhecida pelo PAT.

Seus cartões de benefícios são aceitos em mais de 500 mil estabelecimentos. Além disso, a Alelo já atende cerca de 100 mil empresas e tem em média 8 milhões de usuários finais.

Em suas vantagens estão o pacote de benefícios que é voltado para o cliente final, oferecendo desconto nas compras, parceria com livrarias, parcerias com empresas de alimentação saudável e outros brindes.

Ticket Alimentação e Refeição

A empresa Ticket é a mais tradicional do mercado, sendo a primeira empresa do PAT. Ela existe desde a época em que os benefícios eram distribuídos por papéis e não cartões.

Seus cartões são aceitos em mais de 320 mil estabelecimentos credenciados, e é utilizado por cerca de 5 milhões de usuários e mais de 70 mil empresas.

Entre suas vantagens estão um clube de benefícios com vários parceiros que oferecem descontos para os usuários. Além disso, eles disponibilizam para a empresa outros tipos de cartões benefícios, como para transporte, vale presente, vale cultura e muito mais.

Flash Benefícios

A Flash Benefícios é uma das novas empresas que estão entrando no mercado. Eles oferecem que a empresa contrate vários benefícios e disponibilize ao colaborador em apenas um cartão.

Eles têm uma grande variedade de parceiros que também oferecem descontos e outras vantagens ao cliente final.

Vee Benefícios

Assim como o Flash, o Vee Benefícios é uma empresa que oferece um cartão de benefícios único. Você pode escolher quais serão os benefícios disponíveis aos colaboradores, que podem ser vale alimentação, refeição, vale cultura, transporte e além de outros benefícios.

Eles são certificados pelo PAT e aos poucos tem se tornado popular entre a gestão das empresas, isso pelo diferencial de concentrar todos os benefícios disponíveis aos colaboradores em um único cartão.

Caju Benefícios

A Caju Benefícios também é uma empresa que unificou todos os benefícios em um único cartão. Fundada em 2019, o principal objetivo é oferecer às empresas uma maneira descomplicada de levar os benefícios até seus funcionários, sem nenhuma burocracia.

Com esse tipo de cartão de benefício, o colaborador pode escolher como ele quer usar o valor que está disponível, seja na alimentação, refeição, transporte, e muito mais. O que se torna um incentivo a mais para o funcionário pela livre escolha, facilita o processo de gestão do RH da empresa.

Sodexo

A Sodexo é uma das empresas mais famosas quando o assunto são cartões de benefícios de alimentação e refeição. Chegando até a ganhar o Prêmio ElogieAki nos anos de 2015, 2016 e 2017, na categoria de “As empresas mais elogiadas do Brasil”.

A empresa já está presente em 80 países, com 89 mil clientes, 392 mil estabelecimentos credenciados e 6,4 milhões de usuários. O sucesso está em sua rede de aceitação, que é muito ampla, o preço que a empresa paga pelo serviço e pela qualidade como é feito.

VR

A VR Benefícios foi uma das primeiras empresas de cartões de benefícios. Fundada em 1977, ela já está presente em 5 mil municípios e está disponível em mais de 500 mil estabelecimentos.

A empresa oferece cartões de benefícios de alimentação, refeição, auto e cultura.

Eles se destacam pela segurança, atendimento e pela ampla rede de credenciados que aceitam o cartão.

Ifood Benefícios

O Ifood Benefícios é um dos novos players do mercado que chegaram para inovar. Além dos serviços de pedidos, eles começaram a ofertar cartões de benefícios para empresas com vale alimentação e refeição.

Para a empresa eles oferecem ótimas negociações, com zero custos e sem taxas extras. Ou seja, você só pagará o valor total dos benefícios dos seus colaboradores.

Para o colaborador a grande vantagem é poder usar o cartão em mais de 4 milhões de mercados e restaurantes, além de poder utilizar o crédito na hora de fazer um pedido no delivery.

Como escolher a melhor empresa de cartões de benefícios

Se você chegou até aqui viu que há várias opções no mercado. Sendo assim, como escolher uma empresa?

Existem alguns critérios que você pode levar em conta na hora da decisão, saiba quais são:

Estabeleça qual será o valor do benefício

Antes mesmo de contratar uma empresa, você deve definir qual será o valor do benefício. Para essa definição, há algumas coisas que devem ser analisadas:

  • O orçamento da empresa;
  • A média de custo regional da alimentação;
  • A necessidade do colaborador;
  • Taxas de serviço;
  • Valor médio estipulado em acordo sobre o valor do benefício.

Faça uma pesquisa com os funcionários

Você também pode fazer um levantamento de opiniões com os colaboradores internos, questionando por exemplo qual tipo de alimentação eles desejam, qual o valor que pensam ser ideal, quais são as necessidades alimentares.

Essas informações podem dar um norte para procurar empresas de cartões de benefícios que atendam as necessidades do seu negócio.

Analise a rede de cobertura, taxas cobradas e vantagens oferecidas

Como vimos acima, cada empresa oferece um tipo de serviço, de uma maneira, com vantagens e taxas diferentes.

Por isso, antes de contratar uma operadora, entre em contato e analise bem suas opções. Saiba quais são as taxas cobradas, se em sua região há um número alto de estabelecimentos que aceitem o cartão benefício, e outras dúvidas.

Vantagens dos cartões de benefícios

Oferecer aos colaboradores um cartão de benefícios facilita muito a gestão da sua empresa, além de ser um incentivo a eles. Além disso, os cartões de benefícios oferecem outras vantagens:

  • Redução de impostos fiscais;
  • Flexibilidade para escolher os benefícios;
  • Melhoria na satisfação do trabalho;
  • Melhoria do  employer branding (marca empregadora) da empresa;
  • Melhora a qualidade de vida dos funcionários.

Além disso, se você optar por fazer um cartão de benefícios unificado, a burocracia em cuidar dos benefícios será bem menor para sua empresa. Além disso, motivará mais o funcionário pela liberdade que ele terá em decidir como gastar o valor.

Deixe um comentário