BaaS – banking as a service

Com o crescimento contínuo da tecnologia, novos serviços começam a surgir – como o banking a service (BaaS). Em tradução livre ele significa Banco como Serviço, mas afinal, qual seu verdadeiro intuito?

O banking as a service (BaaS) é uma solução para que qualquer tipo de negócio ofereça serviços financeiros a seus clientes e parceiros, mesmo que ele não tenha o core business, ou seja, a atividade empresarial não precisa ser financeira.

Com esse serviço você pode criar produtos e oferecer serviços iguais aos de um banco digital, sem a preocupação com normas ou outras regulamentações. E esse é apenas um dos vários benefícios que o BaaS oferece.

Ficou interessado pelo tema? Então continue a leitura. Vamos falar melhor sobre o que é Banking as a Service (BaaS), explicar sua funcionalidade, suas vantagens e como ele se encaixa no ambiente financeiro.

O que é Banking as a Service (BaaS)?

O serviço de banking as a service (BaaS) se tornou popular com o surgimento das fintechs, já que são empresas que oferecem e criam produtos financeiros digitais.

O objetivo do serviço é possibilitar que qualquer empresa também ofereça serviços financeiros sem a necessidade de ser um banco ou outra instituição financeira. Ou seja, indiferente do ramo de atuação do seu negócio é possível utilizar o BaaS.

Com o BaaS, sua empresa pode ofertar a seus clientes e parceiros serviços que antes eram ofertados apenas por bancos digitais, como conta digital, transferências e pagamentos, e até mesmo cartão de débito e crédito. Tudo isso com sua própria marca.

Como funciona o Banking as a Service?

Agora que você entendeu o que é banking as a service, chegou a hora de entender como ele realmente funciona.

Basicamente, uma empresa oferece os serviços de operações de banco em sua plataforma, através de APIs (Application Programing Interface). Elas funcionam como um conjunto de padrões de programação que fazem uma ligação entre um ponto e outro.

Dentro do BaaS, ela fará a comunicação entre o desenvolvedor, que normalmente é uma fintech, e a empresa que irá fornecer os serviços financeiros.

Como o processo é todo digital, isso possibilita que qualquer negócio possa oferecer serviços bancários aos clientes. Além disso, todo padrão de segurança e funcionalidade que você encontra em um banco digital, são mantidos no BaaS.

A principal facilidade é que você pode desenvolver serviços financeiros sem que sua empresa esteja qualificada ou regulada para atuar como um banco.

Por exemplo, você já foi até um mercado que possui um cartão de crédito próprio para oferecer aos seus clientes? Esse é um exemplo do do banking as a service na prática.

Desse modo, seus clientes podem ter um cartão ou conta digital da sua empresa, sem que você tenha que ter um banco como intermediário.

Empresas que oferecem o banking as a service

Existem algumas empresas no mercado que oferecem o banking as a service para sua empresa consiga atuar como um serviço financeiro. Conheça:

Matera

A Matera é uma empresa que permite a integração através de APIs para fornecer o serviço de BaaS. Entre seus principais serviços estão pagamentos via e-wallet, uso de saldo para pagamentos e transferências P2P. Além disso, eles permitem que você se torne um marketplace financeiro, oferecendo mais serviços, como empréstimo, investimentos, câmbio e outros.

Swap

A Swap também é um fornecedor de BaaS. Entre seus principais diferenciais está sua estrutura, que permite que os clientes tenham visibilidade do roadmap de desenvolvimento de produtos. Além disso, eles permitem que sua empresa ofereça serviços de conta digital, transferências bancárias, pagamento de boletos e PIX.

Pismo

A Pismo é uma techfit que auxilia na construção de empresas que querem ofertar os novos serviços, como o BaaS. Eles disponibilizam uma plataforma completa com possibilidade de emitir cartões, contas digitais, e-wallets, gerenciamento de marketplaces, além de outras soluções de pagamento.

Conductor (Dock)

A Conductor, mais conhecida como Dock, é uma empresa focada em facilitar a entrega de serviços como o BaaS. Com 38 milhões de contas ativas atualmente, eles oferecem uma plataforma global, permitindo que várias empresas, de diferentes tamanhos, consigam utilizar seus serviços.

Hash

Focada em atender empresas B2B, a Hash oferece serviços de banking as a service. Seus principais diferenciais em relação aos concorrentes são o foco em atender B2B, facilitar a conformidade regulatória, oferecer suporte tecnológico e reduzir custos empresariais do seu negócio.

FitBank

O FitBank também é uma techfit. Presente no mercado desde 2015, eles atendem 18 setores do mercado, e são a única plataforma 100% brasileira em nuvem integrada no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Entre seus principais diferenciais está a solução de plug’n’play, que possibilita que a personalização dos serviços aconteça em poucas semanas.

Bankly

O Bankly foi uma das primeiras empresas a oferecer o banking as a service. Eles oferecem uma plataforma totalmente funcional para que os clientes tenham acesso a todas as funcionalidades. A empresa também participa do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e está conectada diretamente ao Banco Central.

Quais as vantagens do Banking as a Service?

Como vimos acima, com a variedade de empresas oferecendo o banking as a service, a solução se tornou muito popular entre as empresas, principalmente para aquelas que querem acompanhar a transformação digital que os serviços financeiros vêm passando.

Dessa maneira, além de conseguir aumentar a receita do seu negócio, optar por trabalhar com o banking as a service oferece outras vantagens, são elas:

Atrair e fidelizar novos clientes

Conseguir oferecer serviços financeiros e bancários a seus clientes é uma das melhores maneiras para atrair novos clientes e fidelizá-los ao longo do tempo.

Imagine quão interessante é para um novo cliente encontrar uma empresa que soluciona seus problemas e se posiciona a frente de suas necessidades, oferecendo soluções financeiras.

O mesmo serve para clientes atuais, pois sua empresa irá mostrar a eles que entende as necessidades e oferece ótimas maneiras de resolver questões financeiras. Fazendo com que eles se aproximem-se ainda mais da sua marca.

Por exemplo, suponha que um mercado que começou a oferecer um cartão de crédito próprio, e ao utilizar em sua loja oferece desconto em todos os produtos. Isso se torna muito mais atrativo do que usar um cartão de crédito comum para pagar a compra final.

Facilidade nos pagamentos

Utilizar o banking as a service possibilita que sua empresa seja seu “próprio banco”, isso porque não é necessário utilizar outras organizações para fazer operações financeiras.

Com o BaaS, sua empresa deixa opções de pagamento de boletos, emissão de cartões, transferências e outros serviços financeiros muito mais simples. Ou seja, se torna muito mais fácil para seus clientes e também para seu próprio negócio.

Estar dentro das novas atualizações

Atualmente é muito difícil encontrar pessoas que façam pagamentos com dinheiro vivo, vão presencialmente em bancos pagar contas ou resolver outras questões, e assim por diante. Tudo isso se deu pela digitalização dos serviços.

Com essa realidade acontecendo e se tornando cada vez mais presente, é preciso que sua empresa acompanhe o ritmo do mercado, e essa é outra vantagem que o banking as a service oferece.

Além de acompanhar as atualizações do mercado, ele deixa todos os processos financeiros mais rápidos e mais seguros.

Praticidade e inovação

O banking as a service entrega para seu negócio processos de ponta a ponta, todos com muita praticidade e inovação.

Como é um serviço totalmente online, traz a vantagem de ser fácil de ser incluído em sua empresa, principalmente porque o processo é feito através de APIs.

Como o banking as a service se encaixa no mercado financeiro?

O banking as a service entrou no mercado para inovar e facilitar as soluções financeiras para as empresas. Como falamos acima, seu principal objetivo é fazer com que qualquer tipo de negócio participe do mercado financeiro da melhor maneira, trazendo um grande diferencial.

Optar em usar o BaaS faz com que sua empresa se torne um banco, sem de fato ser um. E tudo isso sem a necessidade de passar por uma longa burocracia para começar a oferecer serviços financeiros aos seus clientes.

Todas suas facilidades fez com que esse serviço se tornasse cada vez mais popular entre as fintechs, e atualmente é possível encontrar diversas empresas que utilizam a aplicação, tudo isso com total segurança.

Motivos para trabalhar com Banking as a Service

Se você ainda não se convenceu que trabalhar com o banking as a service é uma ótima opção, trouxemos mais alguns motivos para pensar sobre:

  • Aumenta o faturamento e reduz custos da sua empresa;
  • Oferece soluções financeiras exclusivas para cada público;
  • Expande seu portfólio de serviços;
  • É um grande diferencial no mercado;
  • Permite o gerenciamento de toda cadeia de pagamento de seus clientes e parceiros sem a necessidade de um banco.

Deixe um comentário